As Cidades Do Futuro - Quais são as perspectivas e principais desafios encontrados?
"As Cidades têm a capacidade de fornecer algo para todos, só porque, e só quando, elas são criadas por todos."
Jane Jacobs
O que devemos esperar do futuro? |
A sociedade vem testemunhado um processo de rápida urbanização que está fazendo a população urbana cidades exceder a área rural. De acordo com relatório “World Urbanization Prospects: The 2007 Revision” Organização das Nações Unidas a população urbana atingiu o patamar de 50% da população total como mostrado na Figura 1. Há previsão, conforme relatório, de que a população urbana possa atingir o valor de cerca 6.5 bilhões em 2050, resultando em quase 2/3 da população mundial.
Esse processo de rápida urbanização tem efeitos positivos e negativos nas cidades, criando oportunidades e trazendo problemas, respectivamente. Isto implica em oportunidades econômicas, por exemplo, para área de comunicação e desafios para áreas de transporte, ambiental e saúde. Vale ressaltar que serviços críticos nas cidades, dos quais os cidadãos dependem, começam a ter custos crescentes nos segmentos de segurança, habitação e saúde. Além disso, observasse que parcelas significativas dos serviços de energia, transporte, água e saneamento estão ficando obsoletos, exigindo uma modernização dessas infraestruturas. Há ainda de se considerar que mais pessoas vivendo nas cidades, implicam em maior poluição, afetando o ambiente e, consequentemente, a saúde das pessoas.
Simultaneamente, tem-se observado diversos avanços tecnológicos em diversas áreas. Dentre elas, duas que têm causado significativo impacto sobre o modus vivendi das pessoas desde o século passado são a Computação e as Telecomunicações. Uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem sido empregado para prover suporte à infraestrutura nas áreas de educação, transporte, energia e saúde, dentre outros, resultando num uso inteligente e eficiente dos recursos. Exemplo disso compreende a nova geração de tecnologias de software, hardware e redes que provê os sistemas de TI com acesso em tempo real a bases de dados e recursos avançados de mineração e análise (de dados) para tornar os serviços eficientes, para auxiliar as pessoas a tomarem decisões, além de permitir a escolha de ações que otimizarão resultados em processos e negócios.
Dotar as cidades de serviços essenciais é determinante para o futuro delas. Nesse sentido, destaca-se:
1. Serviço de conectividade e informação através da instalação de sensores e serviço de banda larga em toda cidade
2. Serviço de saúde ‘mais inteligente’ proporciona serviços onde os usuários ficam mais conectados e informados
3. Gestão pública inteligente facilita interação entre cidadãos e uso inteligente da água e energia
4. Sistema inteligente de segurança oferece suporte à resposta a emergência mais eficiente e pode ajudar a reduzir a criminalidade
5. Edifícios inteligentes oferecem benefícios financeiro e ambiental
Para alcançar a visão de cidade do ‘futuro’ ou cidade ‘inteligente’, estrategistas de área de TI precisam de percepção acurada do que é uma cidade do futuro e quais são elementos essenciais. Para tanto, ações coordenadas entre as esferas municipal, estadual e federal, além dos demais setores da sociedade necessitam ser tomadas visando o planejamento, implementação e fases de entrega dos serviços. E, para isso, é preciso fazer o diagnóstico da situação atual da cidade para desenvolver as atividades subsequentes (planejamento, implementação e entrega dos serviços). Sugestões de questões que podem auxiliar no diagnóstico compreendem:
• Qual o nível dos serviços da cidade?
• Qual o montante de recursos existentes?
• Qual a condição da infraestrutura atual?
• Quais tecnologias estão presentes, quais são necessárias?
• Quais habilidades são necessárias?
• Quais organizações desenvolver infra-estrutura?
• Quais recursos adicionais são necessários?
• A infraestrutura atual pode ser aproveitada?
• Há oportunidade para otimização de recursos e custos?
• Qual proposta de sustentabilidade para a cidade?
Fica evidente através deste breve artigo, que as cidades planejadas – do futuro - será a realidade de muitos daqui a alguns anos. É preciso estamos muito bem preparados para quando enfim, a mudança chegar.
Referências Bibliográficas:
Tecnologia Verde para Desenvolvimento Sustentável, disponível em: < http://www.espacoacademico.com.br/095/95amsf.pdf > Acesso em: Maio, 2018.
Mundo virtual requer inclusão digital, disponível
em <http://www.espacoacademico.com.br/088/88amsf.htm> Acesso em: Maio, 2018.
Inovação requer criatividade e informação, disponível <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/10793/5843> Acesso em: Maio, 2018.
World Urbanization Prospects: The 2007 Revision, disponível em: <http://www.un.org/esa/population/publications/wup2007/2007WUP_Highlights_web.pdf Acesso em: Maio, 2018.
Comentários
Postar um comentário