Desafios Contemporâneos
Novos horizontes |
O mundo do trabalho vem sofrendo profundas transformações nas últimas décadas impulsionadas pelo fenômeno da globalização. Tais transformações afetam diretamente o modo como nós interagimos uns com os outros. No mercado de trabalho, a forma como nos relacionamos com as pessoas é um dos fatores mais importantes para manter um bom clima organizacional. E é por esta razão, que as organizações contemporâneas procuram colaboradores, que detenham uma série competências tais como conhecimento intrapessoal e interpessoal (empatia), criatividade, espírito de liderança visão estratégica, comunicação estratégica entre outros, para poderem transformar e agregar valor nestes ambientes tão competitivos e mutáveis quanto o mundo que os cerca.
A maneira de ser, pensar e agir influencia diretamente os relacionamentos nas empresas. “A forma como o sujeito lida com a realidade organizacional e como se posiciona frente às atuais transformações e exigências do trabalho estão relacionadas com a educação vivida” (RODRIGUES et al., 2001, p.124). Infelizmente nem sempre é fácil nos relacionamos com pessoas que acabamos de conhecer, temos que constantemente nos readaptamos de acordo com o ambiente em que nos encontramos inseridos. Criar uma relação de comunhão fraterna com os colegas no primeiro momento é difícil (contato inicial). Então é essencial que o profissional moderno crie estratégias que visem superar tais exigências, e isso exige uma alta dose de flexibilidade. Novos cenários exigem reposicionamento rápido, mas o importante é se comprometer com aquilo que é possível entregar, e isso só se torna possível a partir do momento, em que tomamos à iniciativa de mudar e sermos pessoas melhores, e profissionais que busquem crescer e evoluir de maneira continua. “Mudar é complicado, sem dúvida, mas acomodar é perecer”. (CORTELLA, 2015, p. 45). Vencer o imediatismo a favor de algo duradouro é o que todos nós queremos em nossas vidas.
Referências Bibliográficas:
CORTELLLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra? Interações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015
RODRIGUES, et al. Um espaço para o desenvolvimento interpessoal no trabalho. 2001 Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pe/v6n2/v6n2a17.pdf> Acesso 12 de agosto de 2017.
Comentários
Postar um comentário